QUEM SOMOS

O Instituto Espiritual Xamânico Céu de Oxalá, é uma Instituição sem fins lucrativos, inscrito no CNPJ-MF, que busca através de trabalhos espirituais, encaminhar os irmãos e irmãs a despertar para a Luz. Levando ao auto-conhecimento, libertando de seus traumas, levando-os a ver a vida de uma forma mais ampla e harmônica.
Encaminhamos os irmãos e irmãs ao ingresso no caminho da felicidade exposta pelo nosso mestre de Luz Jesus, fazendo com que aprendam a viver no Amor, sentindo a vibração da energia que envolve tudo e todos em outras dimensões, onde estão sendo chamados a entrar.
Nosso objetivo é auxiliar, por meio do uso ritualístico desta bebida sagrada a Ayahuasca, a tomada de consciência do ser, de modo que ele possa reestabelecer a harmonia consigo, com os indivíduos e com o meio ambiente.
Recebemos a todos aqui com Amor e Respeito, dentro da evolução de cada um, lembrando que neste Instituto é proibido usar ou portar qualquer tipo de droga ou substância proibida por Lei.  
 *  *  *
Oxalá, no sincretismo religioso Jesus o Cristo, é o primeiro e mais importante Orixá. É o Orixá que personifica o éter, o intangível, e é a "qualidade divina da Fé".
A vibração de Oxalá habita em cada um de nós, e em toda parte do nosso corpo, porém velada pela nossa imperfeição, pelo nosso grau de evolução. É o Cristo Interior, e, ao mesmo tempo, cósmico e universal; o que jamais deixou em resposta, ou sem consolo um coração humano, cujo apelo chegasse até ele.
 Fonte: www.aprendizdeumbanda.org


O QUE É AYAHUASCA ?

Definição: 

Ayahuasca, nome quíchua de origem inca, refere-se a uma bebida sacramental produzida a partir da decocção de duas plantas nativas da floresta amazônica: o cipó Banisteriopsis caapi (mariri ou jagube), que serve como IMAO e folhas do arbusto Psychotria viridis (chacrona ou rainha) que contém o princípio ativo dimetiltriptamina.

É também conhecida por yagé, caapi, nixi honi xuma, hoasca, vegetal, daime, kahi, natema, pindé, dápa, mihi, vinho da alma, professor dos professores, pequena morte, entre outros. O nome mais conhecido, ayahuasca, significa "liana (cipó) dos espíritos".

Utilizada pelos incas e também por pelo menos setenta e duas tribos indígenas diferentes da Amazônia. É utilizada em países como Peru, Equador, Colômbia, Bolívia e Brasil.

Seu uso se expandiu pela América do Sul e outras partes do mundo com o crescimento de movimentos religiosos organizados, (núcleos ou igrejas) independentes que o consagram em seus rituais.

Origens: 

A utilização de substâncias naturais que potencializam a percepção é uma prática milenar presente em várias culturas. Historicamente sabe-se que o uso de plantas de poder sempre teve a finalidade de alterar a maneira cotidiana de entender as coisas, estabelecendo uma ponte entre os homens e as suas divindades.

Diversos registros confirmam isto. Estudos indicam que os Essênios já utilizavam plantas de poder em rituais de iniciação. Os índios mexicanos e norte-americanos utilizam o cacto Peiote. Há amplos registros de uso de cogumelos pelos povos da América Central. Os registros mais antigos indicam que os Vedas, a 3.100 a.c. já praticavam rituais onde comungavam uma bebida conhecida como “Soma”. Na América do Sul temos o uso da Ayahuasca, proveniente dos Incas.

No Brasil a Ayahuasca vem sendo utilizada há milênios pelos povos indígenas da região amazônica. A proposta básica é atingir o autoconhecimento através de experiências de tipo místico-espiritual, onde por meio de visões e estados de expansão da consciência chega-se a um estado de integração total com o cosmos, com a natureza e com o Criador.

Enteógeno: 

A primeira vista este chá normalmente é classificado pela sociedade como ‘droga’ ou ‘alucinógeno’. Isto de forma alguma deve desmerecer a Ayahuasca ou as pessoas que dela fazem uso, melhor seria esclarecermos que de acordo com a nomenclatura científica utilizada no mundo inteiro se denomina ‘droga’ qualquer substância, de origem animal, vegetal ou mineral, que, uma vez introduzida em um organismo vivo, produz alterações de ordem fisiológica, desta forma também podemos classificar como droga o café, o açúcar, o guaraná, o chimarrão, etc. Lembramos também que muitas drogas são usadas para salvar vidas.

Porém, como socialmente se associa a palavra ‘droga’ as substâncias destrutivas e desestruturadoras, que causam dependência física e/ou psíquica, provocando desequilíbrios sociais, convém esclarecer de forma enfática que a Ayahuasca não se enquadra nesta categoria já que o uso dela não desequilibra, não causa dependência, nem destrói, muito pelo contrário, as pessoas que dela fazem uso são pessoas que buscam continuamente melhorar a si mesmas através do autoconhecimento, da evolução espiritual, e pregam a paz mundial, a harmonia entre os povos, o respeito pela natureza, etc., metas essas que só se atinge na plenitude das faculdades físicas e mentais.

Os que classificam a Ayahuasca como ‘alucinógeno’ também cometem impropriedade conceitual, segundo o antropólogo norte-americano Gordon Wasson, em entrevista à revista Globo Ciência. Ele distingue ‘estados alterados de consciência’ ou ‘alucinações’ de ‘estados ampliados de consciência’ – sendo estes alcançados com a ingestão de Ayahuasca em contexto religioso, sob a supervisão de um dirigente responsável. Para alguns pesquisadores, a classificação da Ayahuasca como "alucinógeno" é uma imprecisão, pois a mesma não causa perda do contato com a realidade - como pressupõe o termo - mas sim um grau ampliado de percepção que permite a compreensão daquela realidade com maior clareza ou transcendência.

Nesse sentido, pesquisadores da área de Etnobotânica têm proposto a classificação da Ayahuasca como "Enteógeno", ou seja, substância que "gera uma experiência de contato com o divino", causando uma sensação generalizada de aproximação com o Sagrado e facilitando o autoconhecimento e o aprimoramento do ser humano.

Até o momento, ninguém jamais conseguiu demonstrar qualquer afirmação negativa contra o uso ritualístico da Ayahuasca ou mesmo que contrarie o que sempre afirmamos, que a mesma utilizada em contexto religioso, é benéfica à saúde física e espiritual do ser humano.

Não se conhece um único caso de alguém dependente física ou mentalmente da Ayahuasca. Da mesma forma, não se tem conhecimento de nenhuma pessoa que, utilizando-a em rituais religiosos, sob a orientação de pessoas experientes, tenha sofrido qualquer espécie de dano. O que há habitualmente é justamente o contrário, ou seja, numerosos casos de pessoas que reestruturaram a vida familiar e profissional, a partir do uso em contexto religioso.

Fonte: Universo Místico

Para mais informações, continue pesquisando em nossas páginas de Artigos e a Legislação no link CONAD.

 

AYAHUASCA X DROGAS
  
A Ayahuasca é o líquido resultante da decocção de duas plantas de poder: o Jagube (Banisteriopsis caapi), que é um cipó, e a Chacrona ou Rainha da Floresta (Psycotria Viridis), que é um arbusto. Um dos componentes da Ayahuasca é o Dimetiltriptamina ou simplesmente DMT. Uma substância que contenha DMT, para ser enquadrada como droga, dentro das leis científicas atuais, precisa conter 2 % de DMT. No caso da ayahuasca, esse percentual é 0,02 %, ou seja, 100 vezes menor do que a taxa mínima necessária para que a substância seja classificada como droga.

A característica principal que define o que é planta de poder, é o fato dela conseguir alterar nosso estado de consciência sem danificar ou prejudicar qualquer órgão ou tecido de nosso corpo. Ao contrário, as plantas de poder podem inclusive chegar a reativar ou refazer, um órgão já danificado ou parado há anos...

As plantas de poder podem ser combinadas em fusões ou outras combinações, aonde resulta em pomadas, pó, vinhos e chá, todos de poder... Exemplo: ayahuasca, peiote, watchuma e muitas outras.

Drogas são plantas capazes também de alterar nosso estado de consciência, mas que danificam órgãos ou tecidos de nosso corpo... São prejudicais sim!

Estas drogas podem também ser combinadas com outras substâncias para causarem alucinações e sensações... Exemplo: canabis sativa (maconha), maldosamente denominada santa Maria, cocaína também maldosamente conhecida como santa Clara, craque e muitas outras.

O irmão Irineu Serra, fundador da doutrina, um irmão de muita luz e amor, jamais pôs drogas como a maconha dentro dos rituais da sagrada Ayahuasca que é divino.


AYAHUASCA - UMA PLANTA DE PODER

Ayahuasca não é droga, não vicia, não causa dependência física ou psicológica, nem “alucinações”;

Está associada a inúmeros casos de cura de vícios, de dependência de álcool e drogas, e de recuperação da saúde;

É  uma via de auto-centramento, fortalecimento da psique, segurança, auto-estima, firmeza, otimismo e paz interior.

A Ayahuasca age como um estupendo facilitador, de compreensão da existência das camadas profundas dos "impulsos de vida" e "impulsos de morte", nos permitindo dialogar com o seu centro inteligente, e seus desdobramentos energéticos no plano espiritual, ou seja “invisível “ mostrando e ajudando a eliminar profundas camadas psicológicas e espirituais de nosso SER, através de ações musculares de contração e relaxamento, chamadas de PURIFICAÇÃO ou limpeza.

Ayahuasca é um caminho para o reencontro com o que temos de melhor em nós e com o Divino manifesto na Terra.

Fonte: Universo Místico


O CAMINHO DO MEIO
 
 O caminho do meio é a forma de chegar ao equilíbrio, tanto o prazer extravagante ou a abnegação exagerada devem ser evitados. Ambos os extremos provocam sofrimento.
Existem oito vias para romper com o sofrimento e levar ao caminho do meio e assim chegar a iluminação:

1. Visão Correta
A vida de cada pessoa está envolvida por crenças e hábitos desta e de existência passadas. Que é difícil desviar-nos completamente destas crenças, mas não impossível, porque além de sermos animais sociais, somos também animais racionais. A vida precisa de um projeto, de mapas em que a mente possa confiar, a energia de cada um deve ser dirigida a um propósito. 

"Um elefante por mais perigo que corra, não fará nada para fugir até se assegurar de que o caminho que vai percorrer suportará o seu peso. Sem ter esta certeza, irá preferir a agonia à incerteza da queda".

O mesmo acontece com o ser humano, até que sinta que sua razão não está satisfeita, ele não avança com firmeza em nenhuma direção. Assim, é necessária alguma orientação intelectual antes de se fazer algo com firmeza. O sofrimento é provocado pelo desejo de satisfação pessoal.  

2. Aspirações Corretas
Enquanto o primeiro passo nos leva a tomar decisões tendo em conta o problema básico da vida, o segundo conselho é deixar que os nossos corações sigam os seus desejos.

3. Linguagem Correta
É necessário estar atento. O primeiro aprendizado é usar a linguagem correta, estar ciente do poder que a linguagem de cada um pode revelar sobre a nossa personalidade. Ao invés de começarmos com a decisão de só dizermos a verdade, faremos melhor se recuarmos um pouco e pensarmos na quantidade de vezes que, durante o dia, nos desviamos da verdade e por que razão o fazemos. O homem deve abster-se da mentira, da bisbilhotice e das frivolidades e deve falar de forma verdadeira, amigável e atenciosa.

4. Conduta Correta
Antes de tentar ser melhor deveríamos entender o nosso comportamento. A conduta correta implica em não matar nenhum ser vivo, animal ou humano, não roubar, não se entregar a relações sexuais licenciosas, não mentir e não usar drogas. 

5. Atividade Correta
O progresso espiritual é impossível quando as ações pessoais são contraditórias. Para aqueles que buscam a libertação, não é suficiente a vontade, precisam dedicar toda a sua vida ao projeto de se tornarem livres dos conceitos e crenças errôneas. Atividade correta consiste em observar a própria conduta, dedicar-se a ocupações que promovam a vida ao invés de destruição. 


6. Esforço Correto
Aquele que busca o caminho do meio não deve permitir a intervenção de pensamentos ou de estados de espírito destrutivos, e se estes já estiverem instalado, deverá buscar desviá-los, antes de seus efeitos visíveis.
 
7. Atenção Correta
Em um texto sagrado do Dhammapada, está escrito: "Tudo o que somos é o resultado daquilo que pensamos".
A liberdade é a libertação que cada um pode alcançar dentro desta existência por meio do autoconhecimento, deixando de agir sempre dentro de atitudes inconscientes e automáticas. Isto é, estar atento aos pensamentos e sentimentos, perceber que eles chegam e saem e não constituem parte de nós. Devemos testemunhar os acontecimentos de forma reativa, olhando e vivenciando os estados de espírito e as emoções de forma a não condenar ou dar importância demasiada a nem uma delas. 

  
8. Êxtase Correto
É estar atento ao controle completo sobre a mente e o corpo. 

Fonte: Mikka Wentz


AYAHUASCA - DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA
É necessário saber que a humanidade vive com a consciência adormecida. As pessoas trabalham sonhando, andam pelas ruas sonhando, vivem e morrem sonhando. Quando chegamos à conclusão de que todo o mundo vive adormecido, compreendemos a necessidade de despertar.
É impossível estar desperto nos Mundos Superiores se aqui neste mundo celular, físico, material, o aspirante está dormindo. Quem quiser despertar a consciência nos mundos internos, deve despertar aqui e agora, neste mundo denso.
Quem desperta consciência aqui e agora, desperta em todas as partes. Quem desperta consciência aqui neste mundo físico, de fato e por direito próprio, fica desperto nos Mundos Superiores.
O primeiro passo que se necessita para despertar consciência é saber que se está dormido.
Isso de compreender que se está dormido é algo muito difícil, porque normalmente todas as pessoas estão absolutamente convencidas de que estão despertas.
Quando um homem compreende que está dormido, inicia então o processo do auto-despertar. 

A constituição psicológica de um modo geral é:
  • 3% de Essência livre, porém adormecida.
  • 97% de Essência adormecida aprisionada nos defeitos psicológicos. 
  •  
    Isto significa que não temos absolutamente nada de consciência desperta, que vivemos adormecidos todo o tempo.
    Mas podemos indagar:
    Como posso estar adormecido se agora estou lendo este texto, se posso operar o computador, fazer os afazeres domésticos, etc?
    Primeiramente precisamos entender as grandes diferenças entre consciência desperta e adormecida.
    A primeira grande diferença é que uma pessoa desperta é autoconsciente, isto é, percebe todos seus processos internos. Isso significa que ela permanece em auto-observação continuamente, que não se identifica com as coisas e fatos externos.
    Quando uma pessoa desperta a consciência, ela desperta aqui no mundo físico e também nas outras dimensões da natureza, como por exemplo no mundo astral.  
    Uma pessoa de consciência desperta consegue recordar sem esforço as suas existências anteriores, assim como conhecer também seu próprio destino, ter percepções e faculdades extraordinárias e ainda muito mais. 
    Uma pessoa de consciência adormecida não é autoconsciente, isto significa que não consegue ou tem dificuldades em permanecer em auto-observação.
    Uma pessoa que não despertou do sono da consciência está adormecida aqui e em todas as dimensões da natureza.


    Fonte: Divina Ciência